Diretor

Quem somos

Prof. Dr. Francisco Eliseu Aquino

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Geógrafo graduado pela UFRGS, mestrado em sedimentação glaciomarinha e doutorado em Climatologia e Mudanças Climáticas entre a Antártica e o Sul do Brasil, pelo Programa de Pós Graduação em Geociências (UFRGS) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência na área de geografia física e missões cientificas de campo na Antártica, com ênfase em climatologia polar e subtropical, meteorologia polar, sedimentação glaciomarinha, atuando principalmente nos seguintes temas: meteorologia e climatologia polar e subtropical, eventos extremos, monitoramento de massas de gelo e mudanças climáticas. Possui 16 expedições cientificas ao continente antártico. Diretor do Centro Polar e Climático - CPC/UFRGS (junho/2017 a junho 2019).

 

Vice-diretor

Prof. Dr. Rafael da Rocha Ribeiro

Possui doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é o representante brasileiro do Grupo de Trabajo de Nieves y Hielos del Programa Hidrológico Internacional (GTNH PHI-LAC UNESCO), e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, glaciologia, fotogrametria digital e cartografia geológica. Coordenou 3 missões científicas aos andes bolivianos e uma na Amazônia.

Diretor científico

Prof. Dr. Jefferson Cardia Simões

Professor titular de Geografia Polar e Glaciologia da UFRGS e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, é o pioneiro da ciência glaciológica no Brasil. Ele obteve seu PhD pelo Scott Polar Research Institute, University of Cambridge, Inglaterra, em 1990. É pós-doutor pelo Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de l'Environnement (LGGE) du CNRS/França e pelo Climate Change Institute (CCI), University of Maine, EUA. Leciona e orienta alunos de graduação e pós-graduação em Geociências e Geografia (34 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado aprovadas). Toda sua carreira foi dedicada às Regiões Polares, tendo publicado 128 artigos, principalmente sobre processos criosféricos. Pesquisador do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), é o delegado nacional junto ao Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR) do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) e representante brasileiro na International Association of Cryospheric Sciences (IACS/IUGG/ICSU). É consultor ad-hoc do CNPq, CAPES, FAPESP e da National Science Foundation - NSF (Office of Polar Programs). Simões já participou de 22 expedições científicas às duas regiões polares, criou o Centro Polar e Climático da UFRGS, a instituição que lidera no Brasil a pesquisa sobre a neve e o gelo. Ele coordena a participação brasileira nas investigações de testemunhos de gelo antárticos e andinos e faz parte dos comitês gestores do programa International Trans-Antarctic Scientific Expedition (ITASE) e da iniciativa International Partnerships in Ice Core Sciences (IPICS). Participa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) como revisor de capítulos sobre a criosfera e a paleoclimatologia. Em 2007 recebeu o Prêmio Pesquisador Destaque da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) por sua contribuição à pesquisa antártica. Atualmente é o coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera e professor colaborador do CCI/University of Maine, Orono, EUA. No verão de 2011/2012 liderou a expedição que instalou o primeiro módulo científico brasileiro no interior da Antártica (Criosfera 1).

Secretária

Cláudia Uchôa
clauchoa@ufrgs.br