Vídeos

Módulo Criosfera 1 Profissão Repórter

Em janeiro de 2020, a repórter Mayara Teixeira acompanha os 5 pesquisadores do Centro Polar e Climático na expedição brasileira ao módulo de pesquisa Criosfera 1, no interior do manto de gelo da Antártica

Expedições brasileiras ao interior da Antártica
TVE Repórter

Com imagens inéditas realizadas pelos pesquisadores do Centro Polar e Climático da UFRGS e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT/Criosfera), o TVE Repórter retrata o dia a dia das expedições científicas no interior da Antártica. O programa mostra o trabalho dos pesquisadores brasileiros para criar e instalar o módulo Criosfera 1, uma base de pesquisas científicas a poucos quilômetros do pólo Sul, a retirada dos testemunhos de gelo que registram a história do clima da Terra e os estudos que contribuem com o debate sobre as mudanças climáticas.

Expedição Criosfera

"O documentário mostra os desafios para a realização da Expedição Criosfera, aquela que instalou o primeiro módulo científico brasileiro no interior do continente Antártico, em 2012: o Criosfera 1. Ao longo do filme, o diretor do Centro Polar e Climático, Dr. Jefferson Simões, e os pesquisadores, Dr. Francisco Aquino e Isaías Thoen, explicam os preparativos para a expedição, as dificuldades para trabalhar abaixo de 30°C negativos, o funcionamento automático do módulo que envia dados ambientais ao Brasil. Parte do documentário mostra a coleta de cilíndros de gelo que são utilizados na investigação das mudanças climáticas, em especial aquelas relacionadas à América do Sul, e o impacto das atividades humanas na composição química da atmosfera".

Direção, roteiro e montagem: André Luís Garcia
Produção: Audrey Pereira e George Pinto
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estudos realizados através dos testemunhos de gelo

Módulo Criosfera 1