Na tarde de última sexta-feira (01), a comissão organizadora da maior Expedição Internacional de Circum-Navegação Costeira Antártica, realizou uma reunião administrativa no laboratório do Centro Polar e Climático (CPC/UFRGS) para definir os detalhes logísticos e operacionais dessa jornada.
Durante o encontro, foram debatidos aspectos essenciais da logística de carga do navio quebra-gelo russo, que partirá de Rio Grande rumo ao Continente gelado, no próximo dia 22 de novembro. O foco das discussões foram os suprimentos de alimentos, combustível e equipamentos científicos que serão necessários para a expedição. O planejamento de acomodações dos pesquisadores, a organização dos itens de compra e o alinhamento das demandas de última hora para o pré-embarque também foram temas centrais.
A reunião contou com a presença de especialistas e lideranças da expedição: o glaciólogo e coordenador da expedição, Jeferson Cardia Simões; o climatologista Francisco Eliseu Aquino; o mestre em Geociências Ronaldo Torma Bernardo; o doutor em Geociências Filipe Gaudie Ley Lindau; e o geógrafo Luiz Fernando Magalhães Reis. Esse grupo de pesquisadores e gestores discutiu ainda estratégias para otimizar o transporte dos recursos e assegurar o cumprimento do cronograma, considerando as condições extremas da Antártica e os desafios logísticos da missão.
Comments