top of page

Travessia Antártica 2015: final da missão, com sucesso!

Equipe brasileira finaliza travessia antártica e chega em Punta Arenas antes do previsto. Sucesso total na missão!

Por Jefferson Simões

Dia 19 de janeiro Geleira Union, montanhas Ellsworth.

Última dia de trabalho, apesar de um vento muito forte (com rajadas de mais de 40 nós) aproveitamos para coletar uma amostra de gelo azul da geleira Union onde estamos acampandos esperando o avião de transporte para Punta Arenas.

Ronaldo Bernardo segurando o testemunho de gelo azul.Se colocado na água, este gelo começará a estalar, devido à presença de bolhas que estão sobre alta pressão. Note a roupa usada para um dia muito ventoso (corta-ventos são essenciais para evitar a hipotermia).

O aparecimento de gelo glacial no interior da Antártica só ocorre em condições especiais e em regiões com intensa sublimação da neve superficial. Basicamente, ventos secos perto de montanhas fazem que a neve que acumule passe para vapor, fazendo que o gelo antigo, que sofreu grande pressão e que devido a absorção da luz tenha tonalidade azul, venha a superfície. Geralmente trata-se de gelo de milhares de anos (ou mesmo de dezenas de milhares de anos) e que portanto não apresenta nenhum sinal de poluição humana. Assim coletamos um testemunho de um metro para termos como refreência.


Agora só resta esperar a chegada do avião Ilyushin que nos buscará a partir de amanhã, mas somente quando o vento diminuir sua força (estamos com rajadas de até 45 nós).

Em Punta Arenas ainda teremos que despachar nossos equipamentos nos navios da Marinha do Brasil, encerrar relatórios e enviar para os EUA nossos testemunhos de gelo. Depois, casa!

Dia 20 de janeiro Vento e neblina! Dia de descanso.

Dia 21 de janeiro Finalmente nosso voo foi confirmado, às 12:15 nosso avião aterrisou na pista de gelo azul e às 15:00 decolamos rumo à Punta Arenas. Às 19:30 (horário do Chile) aterrisamos em Punta Arenas e encerramos nossa missão! Cem por cento das atividades planejadas em tempo recorde!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page