Quem somos

Em 1993, o professor Jefferson C. Simões fundou o Laboratório de Pesquisas Antárticas e Glaciológicas (LAPAG), como parte integrante do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Desde o início, esse laboratório teve como objetivo principal a introdução, no Brasil, da ciência polar.
Em 2003, devido a demandas organizacionais e científicas crescentes, o LAPAG passou a denominar-se Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas (NUPAC), absorvendo mais uma missão: operar como um núcleo interdisciplinar envolvendo regiões polares e climatologia.
A proposta de trabalho, atualmente, envolve atividades de ensino e orientação no curso de graduação em Geografia e nos cursos de pós-graduação em Geociências, Sensoriamento Remoto e Geografia da UFRGS, relevantes para a pesquisa na Antártica, nos Andes e no Rio Grande do Sul.
Direção
Diretor
Vice-diretora
Secretária
Pesquisadores
Francisco Eliseu Aquino
Doutor
Professor Associado I do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Geografia - UFRGS, mestrado em sedimentação glaciomarinha e clima (geologia marinha) pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS), e doutorado com ênfase em mudanças climáticas entre a Antártica e o Sul do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Vaneza Barreto Pereira
Doutora
Analista de Sistemas, com especialização em Gestão ambiental, mestrado em Recursos Naturais e doutorado em Geografia. Atualmente discente em Geografia (Bacharelado). Realiza estudos dedicados ao entendimento da climatilogia da América do Sul e como os efeitos das mudanças climáticas atuarão sobre a América do Sul.
Tainã Costa Peres
Doutora
Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrando o Centro Polar e Climático (CPC) e o Laboratório NOTOS. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), concluído em 2020, vinculada ao Laboratório de Cartografia e Climatologia (Lacca), onde também obteve os títulos de Bacharel (2017) e Licenciada (2023) em Geografia. Técnica em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande (2013).
Filipe Daros Idalino
Doutor
Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Glaciologia, Geomorfologia e Sensoriamento Remoto na Antártica e análise morfométrica de Campos de Gelo de Montanhas e Sensoriamento Remoto de Geleiras em regiões temperadas. Atua no Centro Polar e Climático em pesquisas de monitoramento da superfície das geleiras da Península Antártica e de áreas correlatas.
Camila Bertoletti Carpenedo
Doutora
Professora Adjunta do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenadora do NUVEM - Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (UFPR)
Pedro Teixeira Valente
Doutor
Climatologista Doutor em Geografia Física com ênfase em variabilidade climática subtropical e polar. Atua no Centro Polar e Climático (CPC), vinculado ao INCT da Criosfera, onde realiza pesquisas relacionadas à variabilidade atmosférica e teleconexões entre a América do Sul e Antártica nos séculos XX e XXI.
Cleiva Perondi
Mestra
Graduada em Geografia pela UFFS, campus Erechim-RS, mestra em Geografia pela UFRGS e doutoranda em Geografia na UFRGS. Atualmente participo de projetos vinculados ao Centro Polar e Climático (UFRGS) relacionados ao monitoramento de mudanças ambientais glaciais e geomorfologia glacial.
Jorge Viel
Mestre
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e licenciado em Geografia pela Universidade de Caxias do Sul (2013).
Veridiana Ribeiro
Doutora
Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, desenvolvendo pesquisas em paleoclimatologia do Holoceno, com foco na evolução paleoambiental de depósitos lagunares e paludais da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, correlacionando-os com estágios isotópicos marinhos (MIS), eventos de incêndio e variabilidade climática na Antártica.
Rafaela Mattos Costa
Mestra
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEA/UFRGS (2022). Atualmente, doutoranda em Geografia no POSGEA/UFRGS, professora de Geografia da educação básica no município de São Leopoldo/RS e estudante do bacharel em Geografia na UFRGS.
Instituições associadas
Internacional
Nacional
-
Climate Change Institute – University of Maine, Estados Unidos
-
Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de l’Environnement – LGGE, Genoble, França
-
Laboratoire des Sciences du Climat et de l´Environnement – CEA, Saclay, França
-
Institut für Physische Geography – Universität Freiburg, Alemanha
-
Laboratorio de Estratigrafia Glaciar y Geoquimica Del Agua y de la Nieve – CONICET, Mendonça, Argentina
-
Centro de Estudos Científicos – Valdivia, Chile
-
Laboratório de Climatologia - University of Georgia, Estados Unidos
-
Institute de Recherche pour le Développment – Paris, França
-
International Trans-Antarctic Expeditions – ITASE
-
Instituto de Geografia – Academia Russa de Ciências, Moscou
-
Centro de Pesquisas Antárticas da USP
-
Departamento de Oceanografia Física – Instituto Oceanográfico – USP
-
Departamento de Ciências Atmosféricas – Instituto Astronômico e Geofísico, USP
-
Grupo de Meteorologia Antártica, CPTEC-INPE
-
Laboratório de Física Atmosférica
-
Laboratório de Processos Sedimentares e Ambientais (LAPSA) - UFF
-
Obsevatório Nacional