top of page

Quem somos

Em 1993, o professor Jefferson C. Simões fundou o Laboratório de Pesquisas Antárticas e Glaciológicas (LAPAG), como parte integrante do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Desde o início, esse laboratório teve como objetivo principal a introdução, no Brasil, da ciência polar.

 

Em 2003, devido a demandas organizacionais e científicas crescentes, o LAPAG passou a denominar-se Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas (NUPAC), absorvendo mais uma missão: operar como um núcleo interdisciplinar envolvendo regiões polares e climatologia.

A proposta de trabalho, atualmente, envolve atividades de ensino e orientação no curso de graduação em Geografia e nos cursos de pós-graduação em Geociências, Sensoriamento Remoto e Geografia da UFRGS, relevantes para a pesquisa na Antártica, nos Andes e no Rio Grande do Sul.

Direção

Diretor

Vice-diretora

Coordenador Científico

Secretária

Pesquisadores 

Ulisses Franz Bremer

Diretor do Centro Polar e Climático da UFRGS

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde está vinculado ao Departamento de Geografia do Instituto de Geociências, desde 1996.

Claudia Uchoa de Souza

Secretária do Centro Polar e Climático da UFRGS

Gestora contábil do INCT da Criosfera desde 2010.

Francisco Eliseu Aquino

Doutor

Professor Associado I do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Geografia - UFRGS, mestrado em sedimentação glaciomarinha e clima (geologia marinha) pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS), e doutorado com ênfase em mudanças climáticas entre a Antártica e o Sul do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Luciano Marquetto

Doutor

Pesquisador em glacioquímica, com foco na distribuição e concentrações de carbono negro (black carbon) na neve e no gelo.

Rosemary Vieira

Doutora

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia Marinha, UFRGS. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Geografia (Universidad de Chile) (2001) e Estágio de Doutoramento (Universidad de Chile - 2004). Bolsista Pós-doutorado - Centro Polar e Climático (UFRGS) 2007-2009.

Eder Leandro Bayer Maier

Doutor

Sou docente na FURG e realizo pesquisas em climatologia, com ênfase na coleta e interpretação de dados da água da chuva.

Vaneza Barreto Pereira

Doutora

Analista de Sistemas, com especialização em Gestão ambiental, mestrado em Recursos Naturais e doutorado em Geografia. Atualmente discente em Geografia (Bacharelado). Realiza estudos dedicados ao entendimento da climatilogia da América do Sul e como os efeitos das mudanças climáticas atuarão sobre a América do Sul.

Andre Medeiros de Andrade

Doutor

Têm experiência em pesquisas aplicadas à criosfera com ênfase em áreas livres de gelo, monitoramento de geleiras e permafrost, tendo participado como pesquisador em expedições científicas à Antártica

Denilson Ribeiro Viana

Doutor

Responsável pelo desenvolvimento e implementação do Modelo Regional de Previsão Climática para o Sul do Brasil (MoReClima-SUL) e pelo monitoramento climático da Região Sul.

Jorge Arigony Neto

Doutor

Pedro Teixeira Valente

Doutor

Climatologista Doutor em Geografia Física com ênfase em variabilidade climática subtropical e polar. Atua no Centro Polar e Climático (CPC), vinculado ao INCT da Criosfera, onde realiza pesquisas relacionadas à variabilidade atmosférica e teleconexões entre a América do Sul e Antártica nos séculos XX e XXI.

Cleiva Perondi

Mestra

"Graduada em Geografia pela UFFS, campus Erechim-RS, mestra em Geografia pela UFRGS e doutoranda em Geografia na UFRGS. Atualmente participo de projetos vinculados ao Centro Polar e Climático (UFRGS) relacionados ao monitoramento de mudanças ambientais glaciais e geomorfologia glacial. "

Isaias Ullmann Thoen

Mestre

Servidor Técnico Administrativo da UFRGS à serviço do Centro Polar e Climático. Atualmente atende e contribui em demandas administrativas, técnicas e acadêmicas de projetos vigentes.

Andressa Marcher de Oliveira

Mestra

Doutoranda em Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, na área de Geoquímica, ênfase Glacioquímica e Climatologia Antártica.

Enoil de Souza Júnior

Mestre

Veridiana Ribeiro

Mestra

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, desenvolvendo pesquisas em paleoclimatologia do Holoceno, com foco na evolução paleoambiental de depósitos lagunares e paludais da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, correlacionando-os com estágios isotópicos marinhos (MIS), eventos de incêndio e variabilidade climática na Antártica.

Renée Rocha

Graduada

Luiz Fernando Magalhães Reis

Graduado

Licenciado em Ciências, Geógrafo, atua na área de instrumentação analítica, segurança e atendimento em emergências químicas e é instrutor da Brigada de Incêndio.

Danielle Dall Amaria

Bolsista de iniciação científica

Katia Kellem da Rosa

Vice-diretora do Centro Polar e Climático da UFRGS

Coordena e participa de projetos de pesquisa que investigam geleiras e os ambientes marginais ao gelo (monitoramento de geleiras, sistemas lacustres, interação gelo-oceano, mudanças geomorfológicas, fiordes e reconstrução paleoglaciológica).

Patricia Andreia Paiola Scalco

Doutora

Professora no Departamento de Geodésia, do Instituto de Geociências da UFRGS. Doutora em Ciências (Geologia Marinha).

Franciéle Schwanck Carlos

Doutora

Pesquisadora no Centro Polar e Climático (Brasil), atuando principalmente nos seguintes temas: testemunhos de gelo, química ambiental, transporte de aerossóis e variabilidade climática.

Luiz Felipe Velho

Doutor

Engenheiro Cartógrafo, especialista em educação básica e profissional, mestre e doutor em Sensoriamento Remoto. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.

Rogério Madruga Gandra

Doutor

Doutor em geografia, pesquisador em geopolítica das regiões polares e sua intersecção com as relações internacionais.

Filipe Gaudie Ley Lindau

Doutor

Dedico-me ao estudo da variabilidade ambiental na América do Sul durante os últimos séculos a partir de registros químicos obtidos de testemunhos de gelo extraídos dos Andes Bolivianos e Peruanos, e também da Antártica.

Camila Bertoletti Carpenedo

Doutora

Professora Adjunta do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenadora do NUVEM - Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (UFPR)

Venisse Schossler

Doutora

Doutora em climatologia especialista em eventos extremos, conexões trópico-polo, regiões costeiras

José Mauro Dalla Rosa

Doutor

Doutor e mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em bacharelado em Geografia também pela UFRGS. Tem experiência na área de Climatologia e Paleoclimatologia.

Rafael dos Reis

Doutor

Pesquisador no Centro Polar e Climático desde 2018 com foco em testemunhos de gelo e registros climáticos dos Andes Centrais.

Rafaela Mattos Costa

Mestra

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEA/UFRGS (2022). Atualmente, doutoranda em Geografia no POSGEA/UFRGS, professora de Geografia da educação básica no município de São Leopoldo/RS e estudante do bacharel em Geografia na UFRGS.

Paulo Jolar Pazzini Galarça

Mestre

Mestre em geografia, desenvolvo uma pesquisa sobre a história do clima do RS no período do século XIX para o passado. Trabalho também como ilustrador científico para a área de geociências.

João Gomes Ilha

Mestre

Geólogo, Mestre em Geociências e Doutorando em Ciências Polares na Universidade Ca' Foscari de Veneza. Estuda a glacioquímica de glaciares de alta montanha buscando informações sobre as condições atmosféricas e paleoambientais.

Rafael da Rocha Ribeiro

Doutor


Júlia Lopes Lorenz

Mestra

Geógrafa, mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha com Sensoriamento Remoto da criosfera e Geomorfologia Glacial.

Pedro Amaral Reis

Mestre

Jorge Viel

Mestre

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) , bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e licenciado em Geografia pela Universidade de Caxias do Sul (2013).

Alexandra Viana Cardoso

Bolsista de iniciação científica

Graduanda em Geografia -Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jefferson Cardia Simões

Coordenador Científico do Centro Polar e Climático da UFRGS

JC Simões (Ph.D.) é professor titular de Glaciologia e Geografia Polar e coordenador do INCT da Criosfera. É Pesquisador 1B do CNPq. Suas pesquisas concentram-se no registro ambientakl dos testemunhos de gelko antárticos e andinos, orientando pós-graduandos neste temas.

Eliana Lima da Fonseca

Doutora

Engenheira Agrônoma, Mestre em Agrometeorologia, Doutora em Sensoriamento Remoto, Professora Associada - Departamento de Geografia - UFRGS

Cláudio Wilson Mendes Júnior

Doutor

Professor do Departamento de Geodésia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Norberto Dani

Doutor

Emprego de técnicas para a determinação de parâmetros como tamanho, concentração, composição mineralógica e química de micropartículas aprisionadas no gelo.

Anderson Ribeiro de Figueiredo

Doutor

Investiga a profunda relação existente entre sociedade e criosfera (sociocriosfera), integrando metodologias e ferramentas geográficas, geotecnológicas, geoarqueológicas, etnográficas e de mapeamento participativo.

Fernando Hillebrand

Doutor

Atua em pesquisas relacionadas ao monitoramento do gelo marinho na Antártica

Carina Petsch

Doutora

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é docente da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nas temáticas de: Geomorfologia Glacial, Sensoriamento Remoto e Educação Polar.

Thiago Dias dos Santos

Doutor

Desenvolvimento de algoritmos e métodos numéricos aplicados na dinâmica de geleiras.

Flávia Dias de Souza Moraes

Doutora

Maria do Carmo Ruaro Peralba

Doutor


Filipe Daros Idalino

Mestre

Bacharel em Geografia - 2017(UFRGS), Mestre em Geografia - 2019 (UFRGS), Licenciatura em Geografia - 2023 (UNIFRAN), Doutorando em Geografia - atual (UFRGS).

Fernanda Michele da Luz

Mestra

Trabalho com análises multi-proxy usando traçadores orgânicos aplicados em estudos ambientais, paleofogo e paleoclima para estabelecer as conexões entre a as mudanças ambientais na Amazônia e Geleiras Peruanas durante o Holoceno.

Ana Maria Sanches Dorneles Ferreira De Oliveira

Mestre

Manoela Brum Poitevin Portella

Mestra

Geóloga, mestra em Geociências, doutoranda no Centro Polar e Climático (UFRGS) e no Climate Change Institute (UMaine).

Marcela Alves de Castro

Graduada

Graduada em Geologia pela UFMG. Atualmente é mestranda em Geoquímica pelo PPGGEO-UFRGS. Com ênfase em glacioquímica, estuda o paleoclima antártico através de testemunhos de gelo.

Ronaldo Torma Bernardo

Mestre

Pedro Henrique Razzia Lira

Graduado

Mestrando em Geociências – UFRGS e Licenciado em Geografia – UFRGS (2023).

Federico Aita Copiar

Bolsista de iniciação científica

Estudante de bacharelado em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (BIC) no Centro Polar e Climático (CPC) sob orientação da Profa. Dra. Kátia Kellem da Rosa e Prof. Dr. Francisco Eliseu Aquino.

Instituições associadas

Internacional

Nacional

  • Climate Change Institute – University of Maine, Estados Unidos

  • Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de l’Environnement – LGGE, Genoble, França

  • Laboratoire des Sciences du Climat et de l´Environnement – CEA, Saclay, França

  • Institut für Physische Geography – Universität Freiburg, Alemanha

  • Laboratorio de Estratigrafia Glaciar y Geoquimica Del Agua y de la Nieve – CONICET, Mendonça, Argentina

  • Centro de Estudos Científicos – Valdivia, Chile

  • Laboratório de Climatologia - University of Georgia, Estados Unidos

  • Institute de Recherche pour le Développment – Paris, França

  • International Trans-Antarctic Expeditions – ITASE

  • Instituto de Geografia – Academia Russa de Ciências, Moscou

  • Centro de Pesquisas Antárticas da USP

  • Departamento de Oceanografia Física – Instituto Oceanográfico – USP

  • Departamento de Ciências Atmosféricas – Instituto Astronômico e Geofísico, USP

  • Grupo de Meteorologia Antártica, CPTEC-INPE

  • Laboratório de Física Atmosférica

  • Laboratório de Processos Sedimentares e Ambientais (LAPSA) - UFF

  • Obsevatório Nacional

bottom of page