Quem somos

Em 1993, o professor Jefferson C. Simões fundou o Laboratório de Pesquisas Antárticas e Glaciológicas (LAPAG), como parte integrante do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Desde o início, esse laboratório teve como objetivo principal a introdução, no Brasil, da ciência polar.
Em 2003, devido a demandas organizacionais e científicas crescentes, o LAPAG passou a denominar-se Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas (NUPAC), absorvendo mais uma missão: operar como um núcleo interdisciplinar envolvendo regiões polares e climatologia.
A proposta de trabalho, atualmente, envolve atividades de ensino e orientação no curso de graduação em Geografia e nos cursos de pós-graduação em Geociências, Sensoriamento Remoto e Geografia da UFRGS, relevantes para a pesquisa na Antártica, nos Andes e no Rio Grande do Sul.
Direção
Diretor
Vice-diretora
Coordenador Científico
Secretária
Pesquisadores
Francisco Eliseu Aquino
Doutor
Professor Associado I do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Geografia - UFRGS, mestrado em sedimentação glaciomarinha e clima (geologia marinha) pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS), e doutorado com ênfase em mudanças climáticas entre a Antártica e o Sul do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Camila Bertoletti Carpenedo
Doutora
Professora Adjunta do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenadora do NUVEM - Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (UFPR)
Rafaela Mattos Costa
Mestra
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEA/UFRGS (2022). Atualmente, doutoranda em Geografia no POSGEA/UFRGS, professora de Geografia da educação básica no município de São Leopoldo/RS e estudante do bacharel em Geografia na UFRGS.
Katia Kellem da Rosa
Vice-diretora do Centro Polar e Climático da UFRGS
Coordena e participa de projetos de pesquisa que investigam geleiras e os ambientes marginais ao gelo (monitoramento de geleiras, sistemas lacustres, interação gelo-oceano, mudanças geomorfológicas, fiordes e reconstrução paleoglaciológica).
Federico Aita
Climatologia Polar e Subtropical
Estudante de bacharelado em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (BIC) no Centro Polar e Climático (CPC) sob orientação da Profa. Dra. Kátia Kellem da Rosa e Prof. Dr. Francisco Eliseu Aquino.
Jefferson Cardia Simões
Coordenador Científico do Centro Polar e Climático da UFRGS
JC Simões (Ph.D.) é professor titular de Glaciologia e Geografia Polar e coordenador do INCT da Criosfera. É Pesquisador 1B do CNPq. Suas pesquisas concentram-se no registro ambientakl dos testemunhos de gelko antárticos e andinos, orientando pós-graduandos neste temas.
Vaneza Barreto Pereira
Doutora
Analista de Sistemas, com especialização em Gestão ambiental, mestrado em Recursos Naturais e doutorado em Geografia. Atualmente discente em Geografia (Bacharelado). Realiza estudos dedicados ao entendimento da climatilogia da América do Sul e como os efeitos das mudanças climáticas atuarão sobre a América do Sul.
Pedro Teixeira Valente
Doutor
Climatologista Doutor em Geografia Física com ênfase em variabilidade climática subtropical e polar. Atua no Centro Polar e Climático (CPC), vinculado ao INCT da Criosfera, onde realiza pesquisas relacionadas à variabilidade atmosférica e teleconexões entre a América do Sul e Antártica nos séculos XX e XXI.
Cleiva Perondi
Mestra
"Graduada em Geografia pela UFFS, campus Erechim-RS, mestra em Geografia pela UFRGS e doutoranda em Geografia na UFRGS. Atualmente participo de projetos vinculados ao Centro Polar e Climático (UFRGS) relacionados ao monitoramento de mudanças ambientais glaciais e geomorfologia glacial. "
Danielle Dall Amaria
Geomorfologia glacial das Shetland do Sul
A pesquisa é baseada na análise das consequências das anomalias de temperatura máximas do ar anuais para as geleiras que fluem das calotas e campos de gelo das ilhas Shetlands do Sul no período 1950-2020 com utilização de sensoriamento remoto. Até o momento a pesquisa foi apresentada em dois eventos: "A geomorfologia e as variações da cobertura glacial das ilhas Greenwich, Livingston, Robert e Snow, Antártica, entre 1956 e 2021" no Simpósio Brasileiro de Geomorfologia em agosto de 2023 e "Variação da cobertura glacial nas ilhas Livingston, Snow e Deception, Península Antártica, entre 1956 e 2020" no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto em abril de 2023.
Instituições associadas
Internacional
Nacional
-
Climate Change Institute – University of Maine, Estados Unidos
-
Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de l’Environnement – LGGE, Genoble, França
-
Laboratoire des Sciences du Climat et de l´Environnement – CEA, Saclay, França
-
Institut für Physische Geography – Universität Freiburg, Alemanha
-
Laboratorio de Estratigrafia Glaciar y Geoquimica Del Agua y de la Nieve – CONICET, Mendonça, Argentina
-
Centro de Estudos Científicos – Valdivia, Chile
-
Laboratório de Climatologia - University of Georgia, Estados Unidos
-
Institute de Recherche pour le Développment – Paris, França
-
International Trans-Antarctic Expeditions – ITASE
-
Instituto de Geografia – Academia Russa de Ciências, Moscou
-
Centro de Pesquisas Antárticas da USP
-
Departamento de Oceanografia Física – Instituto Oceanográfico – USP
-
Departamento de Ciências Atmosféricas – Instituto Astronômico e Geofísico, USP
-
Grupo de Meteorologia Antártica, CPTEC-INPE
-
Laboratório de Física Atmosférica
-
Laboratório de Processos Sedimentares e Ambientais (LAPSA) - UFF
-
Obsevatório Nacional