top of page

Debate internacional na Itália discute mudanças no Ártico e seus impactos geopolíticos globais

  • há 22 horas
  • 2 min de leitura

Encontro na Itália debate Ártico, clima e geopolítica com participação do Sul Global


Pesquisadores e especialistas internacionais se reuniram no dia 13 no Conselho Nacional de Pesquisa da Itália para discutir os desafios das regiões polares diante do atual cenário geopolítico e das rápidas transformações ambientais, especialmente no Ártico. O encontro abordou como as mudanças climáticas no Hemisfério Norte estão redefinindo relações internacionais, rotas de transporte e a dinâmica de ocupação e exploração da região.

Entre os participantes esteve o professor Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um dos principais pesquisadores brasileiros em estudos polares e membro do conselho consultivo do fórum internacional Polar Dialogue.



Créditos: The Polar Initiative – Fondation Prince Albert II de Monaco.


Convidado a contribuir com a perspectiva do Hemisfério Sul, o cientista destacou a importância de incluir o Sul Global nas discussões sobre o futuro do Ártico.

Segundo Simões, as transformações que ocorrem na região ártica já não podem ser consideradas apenas um fenômeno regional. “O que ocorre no Ártico não fica restrito ao Ártico”, destacou o pesquisador, ao apontar que as mudanças ambientais têm impactos que se estendem para diferentes partes do planeta.


Durante o encontro, foram discutidas as consequências do aquecimento acelerado no Ártico, incluindo a abertura de novas rotas marítimas, o aumento do interesse estratégico por recursos naturais e o crescimento da presença militar na região. Também foram abordados os efeitos dessas mudanças sobre as populações locais: mais de quatro milhões de pessoas vivem no Ártico, entre elas diversas comunidades originárias que dependem diretamente do ambiente polar para manter seus modos de vida.

O evento integra as atividades do Polar Dialogue, fórum internacional dedicado à discussão sobre governança e sustentabilidade nas regiões polares. A iniciativa é impulsionada pelo ex-presidente da Islândia, Ólafur Ragnar Grímsson, também associado à criação da Arctic Circle Assembly, um dos principais espaços globais de debate sobre o futuro do Ártico.



Como parte da agenda de discussões, os participantes também realizaram, no dia 5, uma visita à Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano. A reunião teve caráter informal, mas reforçou o diálogo entre a comunidade científica e instituições internacionais preocupadas com os impactos ambientais e sociais das mudanças climáticas.

A academia reúne cerca de 80 cientistas de renome mundial, incluindo diversos ganhadores do Prêmio Nobel, e tem se destacado pelo engajamento em debates sobre sustentabilidade e justiça ambiental. Nos últimos anos, o Vaticano também tem assumido posição ativa nessas discussões, especialmente após as encíclicas ambientais do Papa Francisco, como Laudato Si’ e Laudate Deum.


As discussões realizadas na Itália reforçam a importância de ampliar o diálogo internacional sobre as regiões polares, reconhecendo que as transformações no Ártico têm consequências globais — ambientais, sociais e geopolíticas — que ultrapassam as fronteiras do extremo norte do planeta.


Contatos para imprensa:

Assessoria de imprensa do Centro Polar Climático - Thayse Uchôa

Telefone: (55) (51) 98588-4277


Comentários


MAPA DO SITE

ESPANÕL

ENGLISH

PORTUGUÊS

© 2026 CENTRO POLAR E CLIMÁTICO

FOMENTO

MCTIAssinatura.png
WhatsApp Image 2025-07-22 at 13.46.52.jpeg
bottom of page